Atemporal

cerâmica esmaltada

O metrô de Nova York foi inaugurado em 1904 com as paredes revestidas em cerâmica retangular esmaltada e trabalhadas pelos artistas George C. Heins and Christopher Grant LaFarge.

Em Paris ela era usada nos bistrôs e cafés, onde mostram o seu charme até hoje. Se quiser ver de perto vá por exemplo ao Aux Lyonnais (32, rue Saint-Marc)e fique de olho em cada bistrô que você entrar, alguns permanecem autênticos. Mas este será um tópico que trarei depois…

As cerâmicas tem formato retangular e são colocadas com assentamento do tipo tijolo.

Finalmente há cerca de uns três anos os fabricantes de cerâmica no Brasil começaram a produzir peças similares.

Separei alguns ambientes mostrando o uso deste material atemporal, de fácil instalação, acessível com relação a custo, de fácil manutenção e que pode ser a grande diferença e/ou base numa cozinha, banheiro ou ambiente comercial, seja um bar, restaurante, etc. Um material de mil faces.

Gosto particularmente das brancas e das pretas. Meia parede ou parede inteira, fica moderno e chique, sem sombra de dúvida.Se contrastar com
objetos de design contemporâneo, industrial e até mesmo clássico cada ambiente vai passar uma sensação diferente.

COZINHAS

CENA 1

Cerâmica esmaltada retangular com armário revestido em aço inox e quadros pendurados nas paredes revestidas. Exemplo de modernidade e
elegância sem abrir mao da “antigas” referências.

CENA 2

Apenas meia parede revestida. A mesa balcão com tampo de madeira, estrutura em ferro pintado e os bancos amarelos da marca francesa Tolix quebram a sobriedade. Projeto de arquitetura de interiores de Anna Dorfman.

CENA 3

Ambiente amplo com as paredes , incluindo coifa, revestidas até a viga. A mesa em tábuas de madeira de demolição contrasta com as cadeiras de design e lustre Artic Pear Chanceler, Ochre. Projeto de arquitetura de interiores de Jessica Helgerson.

 

BANHEIROS

CENA 1

Com rejunte escuro e revestindo todas as paredes do banheiro.

CENA 2

Em apenas uma parede e usada com mármore branco.

FOTO 1 : JENNIFER HAGLER

ESPAÇOS COMERCIAIS

CENA 1

Contraste novamente: BRANCO X MADEIRA. O preto das banquetas em ferro fecharam a composição mais uma vez com “cara” industrial. The Nail Kitchen – Paris.

FOTO : VIA GARANCE DORE – WEEKEND IMP. #119

CENA 2

Neste restaurante a cerâmica não foi assentada tipo tijolo, como o resultado fica menos retrô o piso é em xadrez com borda desenhada.
Lacucineria, Roma – Italia . Projeto de arquitetura de interiores de Noses Architects.

CENA 3

Aqui as paredes possuem tanto a cerâmica esmaltada como o tijolo aparente pintado em tom escuro para dar textura as paredes. Mais uma vez mesas com tampos de madeira e cadeiras de ferro na cor grafite escuro. Piso em cimento queimado completa o ambiente com inspiração industrial.

2 Comentários

  1. 1

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>