Um banheiro escuro para iluminar

Foto via: https://deavita.fr

É natural que quando buscamos uma referência de banheiro na nossa memória, logo vem um espaço com revestimentos claros e com luz lavada iluminando tudo. E para quebrar essa regra, vamos analisar um banheiro com revestimentos escuros para mostrar que a luz do banheiro não tem regra, e sim, tem efeitos que proporcionam sensações de relaxamento ou que ajudam, por exemplo, na hora de se maquiar e fazer a barba.

BANCADA

Quando um arquiteto ou decorador projeta um banheiro com revestimentos escuros (vamos usar como exemplo preto e cinza), provavelmente ele esta pensando num banheiro mais dramático, com pouca luz, algo mais minimalista. Nesse caso a luz deve seguir com o mesmo conceito e iluminar apenas o que deve ser iluminado.

Para a bancada da pia onde temos espelho, o efeito com a luz é frontal ao rosto é o mais funcional, pois dessa maneira o rosto fica com uma luz uniforme sem sombra.

Pode ser um pendente, uma arandela ou a luz embutida no espelho, em todos esses casos  a luz passa a ser também um efeito decorativo. Deem uma olhada nas referências.

1.Pendente l 2. Embutida l 3 e 4 . Arandela

CHUVEIRO

Para o chuveiro, banheira e reservado a luz não tem uma luz especifica. O ideal é pensar em qual a função que você quer que a luz tenha. Por exemplo, ela pode ter a função só de balizamento / circulação ou pode ser de relaxamento.

Sem desviar da nosso conceito de um banheiro dramático, uma arandela, um pendente , um balizador ou mesmo um spot descentralizado podem ser usados nesse caso.

1.Arandela l 2. Pendente l 3. Balizador /spot

O importante é lembrar que o projeto de iluminação vem para auxiliar ao projeto de interiores, e uma luz bem feita reforça o conceito do projeto e o torna muito mais encantador.

Qual ambiente vocês gostariam de ver mais sobre iluminação? Deixe sua mensagem aqui ou via e-mail. ; -)

Até o próximo post!

Renata Fongaro l Studio 220v

A frente do Studio 220V, Renata Fongaro possui 10 anos de experiência em projetos de iluminação nas áreas de arquitetura residencial e comercial, institucional de museu, exposições de longa duração e temporárias, iluminação cênica para teatros e shows e criação de luminárias decorativas. Tem em seu currículo obras como: Museu da Imigração, Museu Brasiliana, Bar dos Arcos, Museu de Zoologia da USP, Loja Bacio di Latte, Loja Dryzun, Galeria Casa Triângulo, Loja Le Soleil D’été Iguatemi entre outros. 

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>