Um banheiro “escuro”

Foto: Bartlomej Senkowski

Qual a primeira coisa que lhe chama atenção neste banheiro escuro ? Para mim é o grande adesivo com a impressão da Moça do Brinco de Pérola , obra do pintor holandês Johannes Vermee do século XVII .

Mas além de desviar o olhar para teto acredito que o designer usou da figura para se inspirar para projetar este banheiro.

Vamos ver por tópicos como sempre mostro, o que há atrás da cena deste banheiro escuro?!

CORES l MATERIAIS

Preto e branco predominam nas paredes e piso, o jogo do contraste entre claro e escuro, um certo mistério paira um pouco no ar assim como na tela de Johanes Vermee.

Na obra , a moça tem um ar e sorriso que seduz ao mesmo tempo que passa inocência, o brilho do seu brinco se destaca, e cria um ponto de destaque que ilumina o cenário contrastando do fundo escuro do cenário, toda atenção se volta par seu rosto e seu olhar.

Já aqui no banheiro escuro, todas as paredes pintadas em preto ou com revestimento também preto, de repente é iluminado pela área da banheira que é inteira branca, como uma janela que se abre, um clarão ou como o brinco da Moça do Brinco de Pérola cujo brinco com sua luz fisga o olhar.

 

LOUÇAS E METAIS

A louça branca faz também o papel de ponto(s) de luz no banheiro. Imaginem se a cuba e vaso sanitário fossem pretos. Não seriam valorizados visualmente  pois não iriam se destacar das paredes pretas , ficariam/formariam um grande bloco nem um pouco atraente no ambiente.

Algumas opções de cubas brancas e torneiras cromadas para que, neste caso, não contrastem com a louça branca, deixando a função de destaque para a cuba e vaso sanitário que paira no ar e assim deixa o piso com seu desenho geométrico fazer o jogo praticamente sozinho, livre e sem interferência de praticamente nada sobre ele. Sensacional!

Neste banheiro “escuro” alguns itens fizeram o papel de iluminar o ambiente, a grande imagem da Moça do Brinco de Pérola, é a grande protagonista apesar da área da banheira também ter um grande papel de “iluminar” o banheiro. Eles juntos formam pontos de grande atração para o olhar e na minha opinião são os itens que fazem do ambiente, apesar de ter a maior parte dos revestimentos pretos, e/ou mesmo de ter a intenção de ser escuro,  ter grandes pontos de destaque tornando-o assim muito atraente e deixando de ser apenas um banheiro escuro.

Amanhã o Atrás da Cena terá uma arquiteta convidada especial para falar um pouco sobre iluminação em um banheiro escuro: Um banheiro escuro para iluminar!

Quem é? Aguentem um pouco até amanhã !

Até o meu próximo post !

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>