Claro x Escuro

claro e escuro

Esta sala de estar apesar de ter uma lareira em frente ao sofá ela poderia perfeitamente ter em seu lugar uma tv na parede.

A parede ao fundo recebe lambri de madeira pintado na cor grafite o que contrasta com o piso em cimento queimado e com o mobiliário que tem uma paleta de cores que vai do branco até o cinza claro.

O que a faz diferença aqui? Além do contraste entre o claro e o escuro, há a mistura dos materiais e das peças étnicas com peças de mobiliário contemporâneo.

MATERIAIS

CIMENTO QUEIMADO

O piso feito com cimento queimado não pode ser apenas usado em casas de praia ou ambientes super descolados. Ele aliás é uma solução barata , de fácil manutenção e lindo!

Como todo material, ele envelhece e não é perfeito, com o tempo é muito normal aparecer algumas trincas finas mas que não atrapalham em nada seu visual.

Se você já tem um apartamento ou casa com este piso, por favor, apenas faça sua manutenção e deixe ele aparecer!

Sua aplicação deve ser feita por um profissional que já o tenha feito antes, pois este piso precisa das juntas de dilatação distribuídas adequadamente para que tenha sua vida útil garantida e também para evitar trincas grandes.

TAPETE

SISAL

O tapete numa área intima, proporciona sensação de aconchego, neste caso foi usado um tapete de sisal com borda de tecido para dar acabamento e os fios não desfiarem. Quando o tecido chega num tom o mais próximo possível da trama, esta destaca-se menos tornando-o visualmente maior.

Note que o tapete vai até o limite (final) do sofá e passa através das poltronas. O ideal é assim ou pelo menos até a metade dos mesmos.

A sala de jantar ao lado está sem tapete deixando o piso de cimento queimado aparecer , perfeito. Mais um contraste de material, apesar dos dois serem rústicos.

MATERIAIS

LAMBRI DE MADEIRA

Aqui o lambri de madeira foi pintado provavelmente com pistola, o que oferece melhor acabamento final.

As peças podem ser encontradas prontas e o que dá o detalhe é o afastamento entre as peças proporcionado pelo encaixe macho e fêmea.

O lambri não deve ser instalado direto na parede. Antes deve se fazer uma estrutura (moldura) para que as peças sejam fixadas sobre
ela.

CORTINA DE TECIDO

A cortina muito leve de tecido branco, pode ser em um linho misto pré-encolhido ou uma gaze de linho, ela além de vir desde o forro, não apenas “beija”o chão, ou seja, ela não apenas encosta no piso, mas
passa uns cinco centimetros dando um caimento perfeito ao tecido que elmodura o ambiente e contrasta com o lambri escuro.

MÓVEIS

PEÇAS ÉTNICAS X MÓVEIS CONTEMPORÂNEOS

TAMBORETE AFRICANO E APARADOR CHINÊS

Neste ambiente foram colocados dois tamboretes em tons claros que podem ser usados como mesas de apoio/centro.

SOFÁ

Um sofá de linhas retas faz base para qualquer sala de estar. Não precisa se desfazer do que já tem, ele pode ser reformado por um bom tapeceiro ou pode se fazer uma capa de sarja para dar uma cara mais atual para o móvel.

1 comentário

  1. 1

    Estava na hora de termos um blog assim nesta área. Com informações simples e claras, mas não aquelas tão básicas que nos dá a impressão de que já sabemos. Este blog acrescenta referências extremamente relevantes e interessantes. Além de estar claro e sofisticado. Como tudo que faz Cláudia Sátyro.
    Parabéns e sucesso!

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>