Como decorar uma sala pequena?

Antes de começar a desvendar como decorar uma sala pequena eu sei que devem estar pensando que faz um tempo que não posto uma cena inteira como é o habitual do Atrás da Cena. Bom, os Quick Posts fizeram sucesso lá no Instagran e quase fiquei na dúvida se deveria voltar a fazer o mais longos… porém as respostas por onde perguntei foi: ‘Não! Não pare! Poste os dois tipos!” Sendo assim, vou voltar a publicar tanto o mais longo, o post detalhado desvendando a cena completa, como se observasse uma tela/quadro, quanto o Quick Post, seja aqui ou seja lá no Instagran, combinado?

Então como dizem meus amigos italianos, andiamo !

Quando se fala em como decorar uma sala pequena talvez já imaginem móveis pequenos e espaços apertados.

Muitas vezes as fotos que veem em revistas, Instagram, Internet em geral não revelam como os ambientes podem se transformar usando o mobiliário, cores e intervenções de reforma adequados e nas proporções corretas.

Neste projeto de interiores de autoria do Studio Guilherme Torres poucas peças de mobiliário porém de design das décadas 20/30 em contraponto com peças contemporâneas, obras de arte de grande proporção nas paredes e intervenção de arquitetura deram a este apartamento um melhor aproveitamento da área além de fazer ele parecer incrivelmente maior do que ele é na real. Vamos ver em detalhe o que há Atras da Cena desta sala pequena, talvez nem tao pequena assim, e veremos o quanto ela parece grande. 😉

CORES E MATERIAIS

As paredes e o piso são brancos e formam a base para os ambientes que estão integrados porém notem que com uma forte presença do tom castanho da madeira que reveste a parede de entrada e a oposta ao sofá dando assim uma sensação de aconchego e “aquecendo” os espaços . Além destas sensações a madeira reveste a porta tirando dela a atenção e o jogo de réguas forma um desenho que também dá movimento e dá um ar mais jovem ao que chamamos de lambri de madeira.

As cores estão nas pinceladas de verde, no tecido do sofa, e azul nas fotografias ao fundo. Vejam aqui um ótimo exemplo de usar obras de arte, no caso fotografias (Fine Art), para dar as pitadas de cor que quisermos sem exatamente pintar uma parede para decorar uma sala pequena.

MÓVEIS

A mesa usada é redonda com cadeiras de desenho da década de 20/30. Em um espaço pequeno a mesa de formato redondo favorece a circulação e otimiza o espaço além de ser ótima para interagir as pessoas, seja pequena como esta para quatro pessoas, sejam uma maior para seis pessoas.

Quando olhamos para o lado da sala de estar temos o sofá que rouba quase toda a cena com seu tom de verde e almofadas coloridas, com desenho bem contemporâneo fazendo um contraste com a poltrona que também tem um desenho modernista.

Cadeiras: 1. Lucio Costa – Sérgio Rodrigues, 1956 – Loja Teo 2. Marina – Jorge Zalszupin – Etel Interiores

Mesa de jantar : 1. Vis – Ronald Schiar Sasson- Novo Ambiente l 2. Mesa Coluna Savoy – Lider Interiores

Poltrona : 1. Ipanema – Jorge Zalszupin – Etel Interiores l 2. H – Zanine Caldas – Novo Ambiente

ILUMINAÇÃO

O que chama mais atenção sem dúvida é o pendente de design contemporâneo e que dá ao espaço um certo ar de jovialidade, de atualidade, eu diria mesmo que dá um ar “cool” `as salas com esta brincadeira que o arquiteto faz ao contrapor design vintage com contemporâneo.

Luminárias/pendentes : 1 . PH Artichore – Louis Poulsen l 2. Taraxacum Cocoon, 1960 – Flos  l 3. PH Snowball – Louis Poulsen

ARTE l FOTOGRAFIA

Fotografias em grande escala estão espalhadas pelos espaços tanto dando um colorido ao ambiente como também evidenciando os materiais usados, como por exemplo a foto em PB sobre a parede com painel de madeira que faz fundo para a sala de jantar.

Já na sala de estar encontramos uma fotografia de tema bem urbano e outras duas de arquitetura, porém ambas possuem cores mais vibrantes que se sobressaem tanto com os móveis de design moderno como com o sofa verde e suas almofadas coloridas.

Os temas podem ser distintos e o mais importante é que ao se escolher uma obra de arte além de compo-la com todo o ambiente é que para quem a adquirir ela transmita alguma emoção, uma lembrança talvez ou desperte um desejo, enfim algo que não seja puramente estético ou simplesmente pelo seu valor de consumo, a não ser que voce seja um colecionador, claro.

Fotografias : 1 . Silence – Thomas Baccaro l 2. Nova York – Thomas Baccaro

Fotografias : 1 . Na Laje, 2017 – Claudia Jaguaribe l 2. Na Laje, 2017 – Claudia Jaguaribe

Móveis bem escolhidos, peças de arte e materiais colaboram para transformar um ambiente que em  termos de área é pequeno, em um espaço “maior” visualmente falando, além claro de passar esta sensação para quem estiver nele.

Quando pensarem em como decorar uma sala pequena lembrem que não necessariamente os móveis precisam ser pequenos, muitas vezes menos peças de mobiliário porém com proporções maiores e confortáveis podem proporcionar a boa funcionalidade do espaço sem prejudicar as circulações.

O mesmo vale para as pecas de obra de arte/fotografia e objetos. Gosto inclusive bastante de grandes fotografias sozinhas em paredes limpas ou sobre um painel de madeira como este da sala de jantar.

No final,  a maneira  de como decorar uma sala pequena pode transformá-la em uma sala “grande, grande em termos de visual, grande em termos de original ou grande em termos de reações proporcionadas (risos). Exageros a parte, o que quero dizer é para não deixar se deter pelo o olhar real, um profissional pode ajudar vocês a transformar sim, um pequeno em grande ;).

E, sim, claro, precisando de uma opinião vou ter o maior prazer em dar a minha.

Até a próxima semana!

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>