Decoração preto e branco

decoração preto e branco

Ao primeiro olhar, esta cozinha pode parecer um tanto quanto “fria”, até minimalista talvez, mas se formos observar melhor toda a cena com decoração preto e branco e os seus detalhes veremos acabamentos e artifícios que nos remetem às antigas cozinhas e, além disto, do outro lado da bancada hå uma grande surpresa que a torna surpreendentemente aconchegante.

As cozinhas abertas , sejam completamente expostas tornando-se uma grande sala de jantar, sejam semi abertas através de uma bancada para proporcionar interação com o ambiente ao lado, fazem por si só pensar com mais cuidado na escolha dos acabamentos e suas cores, pois elas vão mais explicitamente mostrar a identidade, a particularidade de quem mora naquela casa.

CORES

O preto e o branco predominam sem dúvida, mas se olharmos para o outro lado da bancada onde está a pia, vemos um piso de tábua corrida de madeira. Eu sei, não está na cozinha e sim na sala ao lado mas este acabamento sutilmente “quebra” a monocromia dos ambientes que estão integrados através da grande abertura entre eles.

Além da madeira, percebam que o piso da cozinha tem um desenho bem geométrico onde uma pincelada de cinza que juntamente com o seu grafismo também rompe a monotonia  do preto e branco.

MATERIAIS

PISO

Parece um ladrilho hidráulico, piso de cimento colorido muito usado na década de 50, mas na verdade é uma peça cerâmica com um desenho geométrico que remete a esta peça. Aqui no Brasil varias empresas de revestimento cerâmico produzem peças com esta proposta do desenho do ladrilho, mas são em tons pasteis ou mais coloridos. Para esta mesma ideia o ladrilho seria a melhor opção, ou uma outra opção poderia ser fazer um quadriculado preto e banco.

Sobre o piso de madeira? Pode ser desde o antigo taco, caso o tenha na sua casa dê um tratamento contratando uma empresa especializada e o mantenha, por favor e no caso de novo uma boa opção é o piso pronto que já vem com acabamento, portanto sua instalação é muito rápida e limpa.

PAREDES

Atrás da bancada tem uma cerâmica bem simples e fosca exatamente para não adicionar muita textura visto que a grande estrela da cena é o piso, não precisa mais nada para chamar atenção . Importante notar a pintura acima dos armários, o revestimento se deteve apenas sobre a bancada para facilitar a limpeza e o uso diário de uma cozinha.

As outras paredes são em cinza bem escuro, quase preto mesmo, e uma parte da infraestrutura (tubulações) ficou aparente e pintada no mesmo tom, tornando-a desta maneira quase imperceptível .

BANCADA

Para este visual onde o preto e branco são tão incisivos e ficam “brincando” entre eles , se perguntando, de quem é a vez (risos),  a bancada não poderia ter outro material que não fosse uma pedra industrializada onde se consegue ter um branco , vamos dizer, limpo, sem qualquer outra pigmentação.

As pedras industrializadas costumam ser um pouco mais caras do que as naturais, uma boa opção é o quartzo branco pois a gordura e mesmo líquidos não são absorvidos pela pedra que por ser industrializada não é porosa como as pedras naturais.

ARMÁRIOS

Brancos e com um desenho limpo, simples.

A marcenaria aqui é feita sob medida, recebe pintura laca e usa puxador tipo cava para abrir as portas. Poderia, sem problema, pois não iria prejudicar o conjunto, se ao invés de pintura fosse usado um laminado melaminico na cor branca. A Formica tem um produto que se chama Real Color, este laminado melaminico possui os dois lados da mesma cor, ou seja, o encontro na quinas não fica parecendo uma borda escura.

DETALHES

Eu sei que é meio clichê dizer, mas beleza está nos detalhes, mesmo que bem pequenos, singelos mesmo.

Deixaria aqui até um pequeno desafio para vocês perguntando: qual seria este detalhe nesta cozinha? Mas vou matar logo a sua curiosidade e a minha ansiedade.

Vejam o cuidado que se teve ao colocar as tomadas e seus acabamentos (espelho) na cor preta para que estas não se destacassem do revestimento cerâmico preto da parede, pois apesar de serem itens necessários quanto mais disfarçadas ela ficarem melhor.

Acrescento mais dois pequenos detalhes para observarem: o friso na cor preta, entre a bancada e as portas do armário inferior, destacando-os um do outro e o acabamento na cor branca da base do armário, para mais uma vez apenas o piso ser a grande estrela da cozinha.

É o que costumo sempre dizer, todos os itens juntos em um ambiente se harmonizam e ficam agradáveis ao olhar por vários motivos, acredito mesmo que seja difícil distingui-los prontamente, mas esta é a principal ideia do blog, desvendar os ambientes e ajudá-los a desenvolver o seu espaço! Acompanhem os posts por aqui, pois trarei vários outros ambientes mostrando e observando o que há atrás da cena. 😉

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>