Lojas de tecido

lojas de tecido

E voilá! Este é o primeiro post do “Casos a parte”.
A ideia é mostrar lugares por onde andei que trazem inspiração ou deixam muita margem para a imaginação!
Primeiro caso: Lojas de tecido. Um mundo que possui uma vastidão de cores, texturas, padronagens para criar e usar onde e no que você quiser. Só de vê-los pode-se pensar, por exemplo, nas cores das paredes de um espaço, em um móvel ou uma louça colorida na mesa ! A mágica está em pensar além do tecido !
Em Paris, no bairro boêmio e charmoso de St Germain de Prés, há um aglomerado de lojas que valem a pena admirar as vitrines e suas fachadas bem como visita-las se tiver tempo.
As fotos deste post foram tiradas em Abril, portanto, a lojas estavam cheias de “pinceladas” (tecidos) com as cores da primavera e das flores.

MAPA DO ROTEIRO

TECIDOS X CORES #1

Começando o passeio pela Osborne & Little, marca de tecido Inglesa que além de ser distribuidora dos produtos da designer de interiores Nina Campell e Matthew Williamson também vende os tecidos do estudio Parisiense Lorca, cujos tons da coleçao estavam entre azul jeans, azul turquesa, roxo, pink e púrpura.
Daí agora você poderia pensar: “Ok, lindos os tecidos e as cores na vitrine. E o que eu faço com isto tudo?”
Aí é que entra o “ver além”! Tirar partido da combinação de cores para usa-la(s) de outra(s) maneira(s).

Com as cores dos tecidos da Lorca vamos ver duas cenas diferentes:

1

Neste espaço que pode ser em uma sala de estar ou jantar, no campo maior , a parede atrás do móvel de madeira clara, assume a cor mais escura porem mais neutra , o azul jeans, já nos objetos ( quadro, vaso de vidro e flores) e detalhes dão-se as pinceladas de pink e turquesa que clareiam e valorizam o tom usado na parede de fundo.

2

Nesta cozinha aberta o foco está nas portas cor de rosa do armario sob a bancada da pia o que consegue quebrar toda a seriedade dos acabamentos escuros usados: ceramica grafite, parede preta, estante com tom de madeira escura e piso ceramico escuro.
Fórmula = base (piso e paredes) escura com detalhe pink (rosa).
Sem preconceito com o rosa/pink/beardeaux que na dose certa e pontos estratégicos podem dar o refinamento e a surpresa que fascina e capta o olhar.

TECIDOS X CORES #2

Visitando agora a loja Pierre Frey, marca francesa de tecidos, cujas fachadas e vitrines das lojas já instigam a imaginaçao. Os tons quentes, amarelos, laranjas e as estampas etnicas predominavam nas padronagens dos tecidos. Que tal entao usar uma louça com uma destas cores na mesa? A cena sugere pratos amarelos para esquentar o ambiente e sem dúvida são eles o foco deste ambiente.
Também, poderia ser os guardanapos ou os copos, mas não todos de uma vez, ok?

TECIDOS X CORES #3

Ainda na loja Pierre Frey, para mostrar que até a fachada da loja traz referencia de cor!
A fachada da loja tem um tom de verde, simplesmente chic que junto com o tecido
de padronagem preto e branco, formavam um conjunto inspirador.
Imagine um ambiente todo monocromatico, preto e branco e de repente ,quase sem querer, um arranjo com folhagens, trazendo assim o verde para o ambiente apenas no detalhe .

TECIDOS X CORES #4

A marca de tecidos americana Larsen criada pelo designer Jack Lenon Larsen, tem revenda na loja Manuel Canovas e exibia na vitrine padronagens em preto e branco mas também na cor amarela em várias estampas como que para assim… iluminar!

Entao vamos ver mais dois exemplos de espaços onde as peças do mobiliário protagonizam as cenas com sua cor vibrante .
Percebam que um ambiente tem uma mesa de design contemporaneo e mescla as cores das cadeiras: cinza, amarelo e branco e todas com design moderno. Ja na outra cena todas as cadeiras sao amarelas porem os estilos sao diferentes. Nos dois casos o amarelo entrou para “quebrar” a sobriedade, e que sem duvida cumpriu seu papel muito bem, porém sem exagero.

 

Para finalizar o cicuito das lojas, vale a pena parar e entrar na galeria de fotografias da esquina e ver qual a exposição do momento, provar um “chou à la crème” na Le Maison du Chou e terminar o dia no bistro Bar do Marché que sem duvida será um tema de um proximo post, para mostrar e se inspirar com os seus lustres, mozaicos e toldos.

Curiosos para ver? Entao fiquem atentos que talvez seja o proximo caso do Casos a Parte!

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>