Paredes coloridas de terracota

Imaginam ter paredes coloridas de terracota em um ambiente da sua casa? Ou com a cor que mais gosta, mesmo sendo uma cor muito vibrante?

As cores, sem dúvida, provocam diferentes estímulos, sensações e vibrações. Não sou uma especialista no estudo das cores, meu intuito deste post é mostrar uma sala de estar que possui todas as paredes coloridas com uma cor muito “quente” e onde o arquiteto Axel Vervoordt usou obras de arte, as peças de mobiliário e o piso tendo o branco, ou quase branco, como grande contraste e com o papel de, vamos dizer, acalmar toda a vibração que a cor proporciona a sala.

Vamos ver em detalhes o que torna este ambiente atraente, mas mais que isto o que o faz mesmo com uma cor forte, na minha opinião, não passar a sensação de uma certa euforia mas sim de curiosidade e de aconchego.

Foto detalhe via @axelvervoordt

CORES E MATERIAIS

Terracota, é a cor de todas as paredes desta sala e foi aplicada/escolhida sabendo do seu poder, vamos de dizer, de atração. A cor vibra, clama por uma emoção, uma reação que acredito que seja quase que imediata, uma admiração sem dúvida é inferida a qualquer um que a visite.

Acredito que ciente de tudo isto, o arquiteto usou o branco e tons neutros no tecido dos sofás, a madeira é lavada, bem clara, esbranquiçada e as obras de arte possuem o seu campo na sua maioria em branco e nas suas variações , indo para o que chamamos de off white.

Vejo estes elementos como se dessem luz ao ambiente com a ajuda da claridade vinda de luz natural, provavelmente de uma grande janela.

Mas vamos imaginar se o sofá fosse em um tecido escuro em tom similar a madeira do móvel com gavetas ou da cor da madeira de centro. Ficaria um conjunto todo muito homogêneo e esta vibração que o terracota emite seria abafada , pois não teria o branco clareando e dando contraste.

Os tons mais escuros foram deixados apenas na madeira da mesa de centro e lateral, poltrona e móvel com gavetas. Este último quase que desaparece e acho que esta foi a intenção do arquiteto para que a obra de arte sobre ele tivesse mais destaque.

Pantone Terracota

ARTE

A arte do artista japonês Sadaharu Horto é destaque da sala. Ela é sobreposta as paredes coloridas de terracota de maneira delicada e as valoriza por ter tons de cores claro (branco) e escuro (preto) fazendo assim um grande contraste.

Sadaharu Horto é um artista japonês que tem a arte como uma prática diária. Para ele cada novo acordar e tudo é vivido como um meio de praticar arte. Ele a toma até mesmo como um ritual e se preocupa em firmar que qualquer um pode fazê-la se praticar.

Art to Be Expanded, 2014 , Sadaharu Horto

Não sei se o arquiteto belga Axel Vervoodt tomou como inspiração a cidade de Veneza onde fica situado o apartamento desta cena com paredes coloridas de terracota, mas se lembrarmos um pouco da cidade, com suas fachadas de cor pálida e lavada e do tijolo vermelho das edificações, como por exemplo, o Arsenal de Veneza, antigo estaleiro e base naval, eu até poderia apostar que sim. Ele trouxe um pouquinho da cidade para dentro do ambiente quando usou a mesma técnica de pintura usada no lugar e uma  cor que se repete na paisagem urbana.

Além da paisagem natural, que nos oferece as mais diversas paletas de cores, a paisagem urbana com sua arquitetura, intervenções artísticas e vida também podem nos influenciar e nos inspirar. Se andarem com mais atenção irão notar composições de cores e materiais que poderão sem duvida ser referencias para planejarem e imaginarem um ambiente que gostariam de ter.

Qual cidade voces acham que poderia lhe inspirar? Me conte aqui!Quem sabe faço um post com ela? 😉

Até a próxima cena.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>