Prazeres

decoração de restaurante

Restaurantes possuem vários ambientes para o público: esperar a mesa,  tomar apenas um drink, fazer uma boa refeição e não se pode esquecer dos banheiros! Sim, muitos são pontos de atração. Poderia citar vários, mas este será outro tópico, farei um especial para este assunto.

A foto é do salão principal do restaurante Ibérica Canary Wharf, Londres. Cozinha espanhola e  arquitetura de interiores de autoria do Contemporain Studios de Barcelona.

Espaços de restaurantes tem um grande desafio que é o de proporcionar, dependendo claro da sua categoria, conforto e desejo do cliente de ficar, para assim desfrutar mais do que a sua gastronomia proporciona, com esta ideia um ambiente pode despertar este desejo ou sem querer até induzir o cliente a ir embora.

Neste exemplo o salao desperta, ao meu ver, conforto e diversidade de escolha para sentar e aproveitar ,cada um,claro, a sua maneira.

Apesar de moderno o conjunto tem um visual retro Espanhol, piso em ladrilho hidráulico e madeira,salão privilegiado pelo pé direito duplo que foi muito bem explorado com as paredes revestidas com painéis de falsas venezianas de madeira pintada, posters vintages de teatro, prateleiras que expõe vinhos e pendentes de iluminação. Sem falar no mobiliário e iluminação.

Um detalhe quase imperceptível pela foto. A parede a direita tem metade do tijolo aparente pintado de branco (parte superior) e a outra metade em sua cor natural. Esta ideia provoca um desenho e quebra a monotomia visual da parede alta.

CORES

O cenário é muito neutro, o bege da madeira, o branco das falsas venezianas, o caramelo do couro das cadeiras, o cinza do ladrilho hidráulico, mas o sofá ao fundo dá a cor ao ambiente, um vinho/bordeaux que encaixou perfeitamente com os painéis de companhias de teatro sobre ele.

MATERIAIS

PISO: LADRILHO HIDRÁULICO COM ASSOALHO DE MADEIRA

Uma combinação que não tem erro, principalmente neste caso que ao que parece o assoalho tem uma característica mais rústica e tábuas largas (20cm). Além disso a madeira é um material que não reverbera o som.

O ladrilho hidráulico é um material artesanal de alta resistência, há inúmeros desenhos e cores. Ele recebe uma resina ao final da sua colocação para sua melhor manutenção.

MÓVEIS

MESAS

As mesas possuem tampo de madeira e são na sua maioria quadradas ou retangulares o que permite a junção para grupos maiores de pessoas. Porém note mesas redondas soltas, o que “movimenta” o salão, torna-o visualmente menos monótono e permite a circulação de clientes e staff de maneira mais livre.

CADEIRAS / SOFÁ / MINI POLTRONAS

As cadeiras sem braço são revestidas provavelmente em couro, ou material ecológico similar, na cor caramelo e tem a estrutura bem leve preta. Se avaliarmos de perto elas tem a função de facilitar a mudança da disposição das mesas mas também torna o ambiente descontraído, despojado, o couro em um design moderno proporciona este despojamento, esta sensação.

As poltronas revestidas em couro mais escuro alternam com as cadeiras sem braço. Além de proporcionar mais conforto, pois tem braços e  assento alcochoado , aqui foi usado um tom de couro mais escuro, ou seja, elas se destacam duplamente: cor e forma.

Sofás em restaurantes além de ser usado para aproveitar a extensão da parede também oferece versatilidade e por ser um item estofado ajuda na absorção do som.

ILUMINAÇÃO

PENDENTES / ARANDELAS

LUMINÁRIAS COM DESENHO INDUSTRIAL E RETRO

Os pendentes usados são grandes em alumínio natural e de desenho simples resgatando uma linguagem industrial.

O design retro das arandelas ajudam a compor a parede: painel de venezianas + posters .

Outro detalhe são as luminárias de foco de parede, elas direcionam luz para os posters dando a eles destaque.

OBJETOS/DETALHES

ELEMENTOS / POSTERS

Nas parede ao fundo foram colocados posters de espetáculos de teatro espanhol. Neste caso especifico eles fazem remeter sutilmente a nacionalidade da comida do restaurante. Um restaurante que tem como ponto de atração uma comida de origem de um determinado país não necessariamente precisa se “fantasiar” com todos os objetos que remetem ao lugar.

Os usados aqui são de época, originais, fáceis de achar em feirinhas e mercados de pulgas.

Detalhe: a moldura é simples. Uma  baguete de madeira natural ou pintada.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>