Versatilidade

Versatilidade e amplitude, possibilidade de várias cenas no mesmo lugar, um ambiente com a facilidade de ter vários usos. Pode-se obter isto de várias maneiras, de forma organizada e proporcionando conforto . Algumas maneiras: abrir os vãos, eliminando as paredes, usar móveis com modulaçao e design de fácil troca de lugar e combinaçao, cores neutras e pouca variedade de acabamentos.
Para mostrar que isto é possivel trouxe este ambiente. O que voce deria que ele é? Um apartamento? Um escritório? Na verdade ele pode ter vários usos tal é a sua versatilidade. Prometo que conto o que ele é , mas só no final do post!

CORES

BRANCO, GRAFITE E CINZA

A base aqui é o preto, o cinza e o grafite e neste caso esta neutralidade favorece a criarmos varias possibilidades de uso deste ambiente, brincando apenas  com as cores nas fotografias e arte espalhadas por todas as paredes.

 

 

FOTO: BETO RIGINIK

MATERIAIS

PISO: CIMENTO QUEIMADO

Já falei deste tipo de piso no post CLARO x ESCURO, e o que eu posso acrescentar aqui é que este piso favorece e está dando uniformidade a todo o ambiente de forma descompromissada, fazendo com que o olhar se volte para o que há em volta (móveis e objetos) e para as paredes.

VIGAS E PILARES : METÁLICOS

Quando se quer fazer uma grande reforma em um imóvel precisa-se ter o cuidado de conhecer a sua estrutura, muitas vezes isto só é descoberto quando se começa a quebrar uma parede, por exemplo.
Nas construções mais antigas os tijolos eram maciços e as paredes eram estruturais dependo da sua espessura e nas mais recentes temos vigas e pilares de concreto ou metálicos.
É muito importante que seja consultado um profissional para reconhecer e saber uma solução para cada tipo de reforma que se queira fazer.
Aqui, não tenho dúvidas que o ambiente era compartimentado e havia pilar ou parede estrutural. Percebam a viga e pilar metálicos aparentes, eles foram usados para compensar uma parede retirada. Isto também só um engenheiro pode calcular, a altura e tipo de viga/pilar certos para compensar a estrutura retirada.
A viga e pilar metálicos proporcionam além da abertura dos vãos, crescendo a visibilidade geral e espaço, um “que” de ar industrial, de loft e eles podem ser pintados da cor que se quiser.

MÓVEIS

MESA

Tampo de vidro + pés em aço cromado.
Um desenho simples de formas retas e que por isto mesmo atende a versatilidade de uso deste espaço.

MESA 714 – THEODORE WADDELL – CASSINA

SOFÁ / CADEIRA

Se prestarem atenção a cadeira que esta na mesa de vidro é uma cadeira de trabalho.
Daí vem a pergunta: isto é um escritório? Pode ser.
Mas imagine se colocarmos cadeiras em volta, mesmo que diferentes, aliás acho uma ideia descontraída e sai do padrão, seria uma sala de jantar , certo?
Ou seja, este é exatamente o charme e foco deste lugar, liberdade de uso!
O sofá ao lado é de linhas retas, de tamanho médio, tom claro e forma uma sala de estar. Pode-se facilmente inverte a posição dele com a da mesa e teremos um ambiente com outro layout e sem comprometer o seu uso, seja ele qual for. Fantástico!

ESTANTE / MÓVEL (PEITORIL)

A estante por trás do pilar vai até o teto e a altura entre as prateleiras é baixa. Esta ideia é ótima para livros de arte/fotografia e revistas que geralmente são grandes.

Ao fundo há um móvel que tem três funções, a de peitoril, a de guardar a coleção de câmeras antigas e também funciona como um aparador para a entrada principal.
Mais uma ideia para tirar proveito do espaço de várias maneiras, porém é preciso ter cuidado com a altura certa em caso de ter crianças em casa.

ILUMINAÇÃO E ARTE

TRILHOS

Trilhos de iluminaçao são uma solução para as áreas onde não se tem forro de gesso, onde o ponto é direto na laje, pois ele consegue distribuir a iluminação e também, visualmente falando, eles são modernos.

 

TELAS / FOTOGRAFIAS

Compor uma parede com fotografias, esculturas, pastel, óleo sobre tela, xilogravuras, etc, personaliza qualquer ambiente e uma maneira de se fazer isto é adquirir as peças de várias fontes. Exemplos: uma foto de viajem, de um lugar insquecivel, uma fotografia de um fotografo que se admira o trabalho, uma desenho feito por um amigo ou por outro artista cuja arte lhe transmita alguma sensaçao especial e até esculturas de parede. As possibIlidades são inúmeras.
Uma ideia de organiza-las (pendurá-las) na parede é fazer isto no chão primeiro, visualizar e em seguida marcar na parede.

FOTO: BETO RIGINIK

As composiçoes acima foram feitas pelo Na Parede dos Outros , a coleção pertence ao fotógrafo Beto Riginik , autor da maioria das fotos, e dono deste estúdio.

Sim! Este ambiente é um estúdio fotográfico! Inclusive fica aqui meu agradecimento especial a ele, Beto Riginik  que gentilmente  cedeu as fotos para o Atrás da Cena publicar aqui.
Aliás , conhecer o seu trabalho e imperdível, confiram !

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>